10ª edição do Mamaço fecha programação do Agosto Dourado

A 10ª edição do Mamaço, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) através do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, aconteceu na última sexta-feira (30), no Teresina Shopping. O evento marcou o encerramento das atividades do Agosto Dourado e reuniu mães, pais, profissionais de saúde e a comunidade em geral em um ambiente de sensibilização e celebração da amamentação.

Durante a programação, os participantes puderam conferir palestras sobre cuidados com o bebê, o impacto do uso de telas no desenvolvimento infantil e a importância das salas de apoio à amamentação para mães trabalhadoras. Além disso, o Coral da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal Canguru (UCINCA) da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realizou uma apresentação emocionante, proporcionando um momento especial para todos os presentes.

Patrícia Rebelo Sampaio, terapeuta infanto-juvenil e educadora parental, foi uma das palestrantes do talk show e destacou abordou as consequências do uso excessivo de telas pelas crianças. Ela alertou para os perigos do uso descontrolado desses dispositivos.

“Nós não podemos negar que as redes sociais, celulares e tablets fazem parte da vida de todos, inclusive em países desenvolvidos, onde muitas vezes o uso de livros e cadernos já foi substituído por essas tecnologias. No futuro, nossas crianças também alcançarão esse estágio. Portanto, proibir não é a solução, mas supervisionar é essencial. Precisamos estar atentos ao uso das telas e garantir que esse uso seja equilibrado e saudável”, pontuou.

Um dos momentos mais aguardados foi o Mamaço, onde mães presentes no evento amamentaram seus bebês em conjunto, simbolizando a importância e a força dessa prática.

“Foi um encontro muito sensível e caloroso, onde discutimos temas essenciais para o cuidado com o bebê e a importância da amamentação. Cada ano, em agosto, nos reunimos para celebrar e sensibilizar todos sobre a necessidade de valorizar e incentivar essa prática”, ressaltou Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite Humano da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) e membro do Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

Érica Geovania, funcionária pública e mãe da Laura, participou pela primeira vez com a sua filha do Mamaço. “Fui convidada pela Vanessa e achei muito interessante a programação. Foi uma experiência muito positiva, e eu realmente gostei bastante”, contou Érica.

O evento também contou com a exposição fotográfica “Amamentar é Arte”, que retratou histórias de superação e a beleza da amamentação.