A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) sediou, nesta quarta-feira (25), o Encontro de Sensibilização em prol da Equidade em Saúde, com foco no acolhimento de pessoas trans gestantes. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o evento reuniu profissionais de saúde com o objetivo de fortalecer a inclusão e capacitar gestores para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor as pessoas trans que gestam.
Filipe Silva, coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesapi, conduziu a palestra principal e destacou a importância da preparação dos profissionais de saúde para atender homens trans parturientes.
“É importante que esses profissionais tenham conhecimento sobre o atendimento de homens trans parturientes. Essas pessoas existem, elas estão buscando serviços de saúde, têm o direito de ter seus filhos, de amamentar, e os profissionais devem estar preparados e conscientizados para as especificidades desse público que busca atendimento pelo SUS. Esse momento é um grande ganho tanto para os profissionais quanto para os usuários, pois faz com que o atendimento e o acolhimento melhorem com a qualificação”, ressaltou.
Além da palestra, o evento contou com a participação de Ayan Gomes, psicólogue e representante do Coletivo 086, que abordou os “Direitos da Pessoa Trans”, e Luís Fernando Farias Barros, que compartilhou sua experiência como homem trans gestante, sensibilizando os presentes sobre os desafios enfrentados no sistema de saúde.
“Esse é um momento de extrema importância, porque existe um compromisso e uma missão da maternidade de fazer um atendimento qualificado e humanizado. Já temos um planejamento para realizar treinamentos específicos nos setores e estamos muito felizes com esse deslanchar. Acreditamos que isso será fundamental para melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada aqui na Nova Maternidade”, pontuou Carmen Viana, diretora-geral da NMDER.
O encontro encerrou com um diálogo aberto entre os participantes, reforçando a necessidade de ações contínuas de inclusão e capacitação.