Após visita do agente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS), bem como do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT), os veículos da Associação Reabilitar foram considerados aptos a receber o selo de Certificação de Controle de Emissão de Poluentes, do programa Despoluir.
A aprovação foi feita a partir dos resultados obtidos na análise de opacidade, que é um teste realizado em frotistas diesel, e que tem por objetivo analisar a quantidade de emissão de poluentes emitidos pelos veículos movidos a diesel e lançados na atmosfera. O custo do teste é absorvido pelo SEST-SENAT dentro das empresas vinculadas ao setor de transporte, e em cortesia para empresas ou instituições que prestam o serviço e que não têm a vinculação ao SEST-SENAT, mas que possuem efetiva relevância à sociedade, como é o caso da Associação Reabilitar.
O superintendente administrativo-financeiro da instituição, Walter Oliveira, explica que a condição de aprovado no teste indica que o veículo testado está em perfeitas condições de operação, representando também contribuição para a ecologia e benefícios à sociedade, pelo baixo índice de emissão de poluentes.
“Tivemos todos os veículos da nossa frota testados e a frota foi 100% aprovada, fazendo jus ao certificado e selo de aprovação. Isso mostra o zelo e cuidado que temos em oferecer um serviço de qualidade à sociedade, além de preservar o meio ambiente. De fato, essa conquista enfatiza o compromisso e a responsabilidade da Associação Reabilitar com os usuários do Sistema de Transporte Eletivo (STE). Agora, todos os nossos veículos vão ter o selo do programa adesivado no para-brisa”, ressalta o superintendente.