A Associação Reabilitar recebeu, nesta sexta-feira (31), alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para uma visita técnica ao setor de Desenvolvimento Humano (DH). A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão prática dos processos de gestão de pessoas, alinhando teoria e prática no ambiente organizacional.
A visita foi conduzida pela equipe de DH da Associação Reabilitar, que apresentou os subsistemas da área, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, performance e avaliação de desempenho. Além disso, os alunos puderam conhecer os fluxos internos e a cultura da empresa.
A gerente de Desenvolvimento Humano da Associação Reabilitar, Kelly Meireles, destacou a importância da visita para a troca de conhecimento e fortalecimento do setor. “Esse momento é muito enriquecedor, pois permite que os alunos tenham uma experiência real sobre os processos de gestão de pessoas dentro de uma organização. Além disso, para nós da Reabilitar, é um reconhecimento de que nossos processos estão bem estruturados e sendo vistos de forma positiva no mercado”, afirmou.
O professor Denilson Pereira da Silva, doutor e docente do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IFPI, ressaltou a relevância da experiência para os alunos. “Superou muito nossas expectativas, pois possibilitou que os alunos visualizassem tudo que está relacionado ao RH na área de Desenvolvimento Humano. Essa vivência prática permite que eles enxerguem as possibilidades de carreira e se preparem melhor para o mercado de trabalho”, frisou.
Para a professora Lilian Cristina Gomes, mestre em Educação a Distância, a visita técnica foi essencial para que os alunos compreendessem a aplicação real dos conceitos aprendidos. “A experiência permitiu que eles enxergassem como acontecem os processos, a diversidade dos profissionais envolvidos e, principalmente, a importância do impacto dos processos de RH no resultado final da organização. Quando o profissional é bem treinado e gerenciado, ele atende melhor o público e contribui para o sucesso da instituição”, explicou.