Para ter acesso aos serviços de reabilitação física, intelectual, auditiva e pós-Covid do Ceir, você deve:
1- Procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer uma consulta com um médico da Estratégia Saúde da Família ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;
2- Anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP;
3- Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou na Secretaria de Saúde do seu município, entregar a guia de marcação de consultas e as cópias dos documentos anexados, além de fornecer pelo menos um número de telefone para contato;
INFORMAÇÕES PARA O OPERADOR DA MARCAÇÃO
O operador de marcação deverá seguir os seguintes passos para marcação no sistema online do SUS (fmsteresina.gestorsolucao.net.br):
1º passo: Selecionar marcação;
2º passo: Selecionar agendamento;
3º passo: Pesquisar nome do procedimento – preencher com:
TRIAGEM: Para fazer a busca de reabilitação física, intelectual ou pós-covid.
SAÚDE AUDITIVA: Para fazer a busca do Programa de Saúde Auditiva / reabilitação auditiva.
4º passo: Selecionar um dos procedimentos:
CEIR – TRIAGEM DEFICIÊNCIA FÍSICA INFANTIL (de 0 a 17 anos e 11 meses e 29 dias);
*Pacientes com Paralisia Cerebral, Malformação Congênita, Mielomeningocele e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (de 0 a 6 anos, 11 meses e 29 dias);
CEIR TRIAGEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INFANTIL (de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias);
CEIR- TRIAGEM DEFICIÊNCIA FÍSICA ADULTO (a partir de 18 anos);
CEIR- TRIAGEM – REABILITAÇÃO PÓS-COVID (a partir de 18 anos);
CEIR – OTORRINOLARINGOLOGIA / SAÚDE AUDITIVA (Qualquer idade);
5º passo: Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e horário da triagem no Ceir.
Pronto, você já sai com o dia e a hora da primeira consulta no Ceir e deverá comparecer, na data agendada, levando o encaminhamento com a autorização e os documentos.
Caso não haja vagas, o operador entregará um informativo com o número de regulação e o usuário poderá acompanhar a situação através do site: agendamentos.sus.fms.pmt.pi.gov.br. Caso o atendimento não seja agendado em um prazo de até três meses, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde ou à Secretaria de Saúde do seu município para solicitar a revalidação.
Mais informações e esclarecimentos através do telefone (86) 3198-1500 ou do e-mail ceir@reabilitar.org.br .
Para ter acesso aos serviços da Oficina Ortopédica você deve:
1° Passo – Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realizar uma consulta com um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Havendo indicação para produtos ortopédicos, o profissional vai prescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário (órtese, prótese, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção).
2° Passo – Junto à solicitação do médico, é necessário anexar a cópia dos seguintes documentos:
* RG ou Certidão de Nascimento em caso de menor de idade;
* CPF;
* Título Eleitoral;
* Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde);
* Comprovante de Residência com CEP;
* Informe pelo menos um número de telefone para contato.
3° Passo – Em Teresina, entregar toda a documentação na Central do SUS. Nos demais municípios, a entrega deve ser feita na Secretaria de Saúde da sua cidade. Após isso, aguardar o contato da Associação Reabilitar com informações sobre a entrega do equipamento solicitado.
Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato pelo telefone: (86) 3198-1500.