O Centro de Diagnóstico, que funciona dentro do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), completa 12 anos alcançando a marca de 288 mil atendimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), 28 mil deles só no ano passado. Administrado pela Associação Reabilitar em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro se destaca por oferecer mais de 100 tipos de procedimentos e exames.
Os procedimentos abrangem uma ampla gama de serviços, como tomografia computadorizada, mamografia (com mamógrafo adaptado para pessoas com deficiência do Piauí), ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia, além de exames laboratoriais e pneumológicos, que são realizados diariamente.
Aderson Luz, Superintendente Executivo da Associação Reabilitar, enfatiza que o Centro se destaca por seus equipamentos de diagnóstico e imagem de primeira linha, o que assegura rapidez, qualidade e segurança nos resultados. “Para além da tecnologia de ponta, nossa equipe reúne mais de 32 profissionais altamente capacitados, entre médicos, técnicos e colaboradores, que se dedicam para garantir a excelência e segurança em todos os aspectos de nossos serviços”, ressalta.
O Centro de Diagnóstico presta atendimento tanto aos pacientes do Ceir quanto a qualquer pessoa que necessite dos procedimentos e exames disponíveis, com cobertura total pelo SUS, Iapep e outros. Todos os resultados dos exames são disponibilizados aos pacientes de forma online.
Neste mês de comemoração dos 12 anos de atuação, a estudante Laisa Gabriely Brito conta como foi sua experiência ao usufruir dos serviços. “Esta é a minha segunda visita aqui. No ano passado, fiz uma tomografia, e hoje, uma ressonância. Em ambas as ocasiões, fui muito bem recebida, e os exames foram concluídos mais rapidamente do que eu esperava. Estou muito satisfeita com o atendimento prestado aqui; a equipe foi extremamente atenciosa comigo”, relata.
Desde 2021, o Centro de Diagnóstico conta com um moderno aparelho de ressonância magnética de alta tecnologia, o que reduziu o tempo de realização dos exames, mantendo a qualidade das imagens. Só no ano passado, foram realizados 4.774 exames de ressonância magnética.
Agendamento de exames
A supervisora do Centro de Diagnóstico, Joseilda Santos, explica que os usuários interessados em utilizar os serviços devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e solicitar os exames ao médico da família. “Na própria UBS, o paciente deve dirigir-se ao setor de marcações e requisitar que os exames sejam agendados para Centro de Diagnóstico do Ceir”, orienta.