Colaboradores do Ceir iniciam 2025 com ciclo de treinamentos voltado para a segurança do paciente

 

O início de 2025 no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) foi marcado por um ciclo de treinamentos voltado à segurança do paciente, reunindo todas as equipes da instituição em encontros estratégicos. Durante o mês de janeiro, os profissionais participaram de capacitações que reforçaram protocolos essenciais para a qualidade e segurança do atendimento. Entre os temas abordados, destacam-se a prevenção de quedas e lesões por pressão, a identificação correta dos pacientes e a higienização das mãos, medidas fundamentais para a redução de riscos dentro do Centro.

De acordo com a gerente clínica do Ceir e membro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Luciana Mousinho, a iniciativa busca fortalecer os protocolos já existentes e estimular a atenção contínua dos colaboradores para minimizar riscos.

“Nosso objetivo é capacitar todos os profissionais para agir de forma proativa na segurança dos nossos pacientes. Assim, eles estarão preparados para identificar, notificar e contribuir na redução de riscos. A parceria entre os colaboradores e o Núcleo é essencial, pois aqueles que lidam diretamente com os pacientes são nossos principais aliados na detecção de possíveis ameaças à segurança. A partir das notificações, podemos desenvolver soluções eficazes. Quanto maior o número de notificações, mais dados teremos para aprimorar nossos protocolos e garantir um ambiente ainda mais seguro”, destaca.

A psicóloga do Ceir, Natalia Vidal, que participou do treinamento, enfatiza a importância dessas capacitações tanto para os profissionais quanto para os pacientes. “Esses momentos de aprendizado e alinhamento sobre os protocolos de segurança são fundamentais. Profissionais bem informados e treinados oferecem um atendimento mais seguro e eficiente, o que reflete diretamente na qualidade do cuidado prestado ao paciente”, pontua.

Os treinamentos foram organizados por temas específicos, como: prevenção de quedas e lesões por pressão, cultura organizacional, comunicação efetiva e segurança na prescrição efetiva e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, identificação correta dos pacientes e higiene das mãos.

Além disso, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente disponibiliza um canal exclusivo para que os profissionais da saúde possam relatar queixas técnicas, não conformidades ou Eventos Adversos (EA) relacionados aos serviços prestados.