A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), conquistou nota máxima – conceito 5 – em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento foi obtido durante a análise do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de seus hospitais-escola, destacando a excelência da unidade como campo de formação.
A NMDER foi reconhecida como um excelente campo prático para os estudantes de Medicina da UFPI. A avaliação faz parte de um processo nacional que analisa a qualidade dos cursos de Medicina, considerando aspectos como infraestrutura e campos práticos de aprendizado — elementos essenciais para a formação de médicos.
Arimatea dos Santos, coordenador da disciplina de Obstetrícia da UFPI e médico Obstetra da NMDER, ressalta que a nota máxima do MEC reflete o trabalho consistente da unidade na educação médica, formando profissionais preparados para o futuro e com expertise para atuar na área da saúde.
“Estou muito orgulhoso da nossa equipe e do trabalho que realizamos. A nota 5 é uma conquista de todos e demonstra que estamos no caminho certo. A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa oferece toda a infraestrutura necessária para a formação dos alunos e uma supervisão de qualidade, essencial para o aprendizado”, comemorou.
Durante a visita de avaliação, a comissão do MEC percorreu diversas áreas do hospital, como as de obstetrícia e pediatria. Um dos principais diferenciais destacados foi o Laboratório de Simulação Realística, que conta com “Sofia”, uma simuladora avançada de parto, além de outros modelos que oferecem aos estudantes uma experiência prática altamente realista e segura antes do atendimento a pacientes.
“O laboratório é fundamental para que os alunos se familiarizem com as melhores práticas obstétricas antes de atender os pacientes, o que eleva a qualidade do ensino e da assistência médica”, completou Arimatea.
O conceito máximo do MEC garante aos estudantes a certeza de uma formação de qualidade e de estrutura apropriada ao ensino. Para quem vive essa experiência, como a interna Clistenes Brito, o impacto é evidente. “O aprendizado aqui é excelente, tanto com os preceptores profissionais quanto com a equipe multiprofissional de cada setor, que é altamente qualificada. É um ambiente excelente e eu me sinto muito acolhido aqui. É uma estrutura moderna, com uma ótima equipe e muito humanizada”, ressaltou.
Além disso, a NMDER promove reuniões científicas semanais, um componente essencial para sua consolidação como hospital-escola. “Sem reuniões científicas regulares, abordando temas relacionados à assistência médica, um hospital-escola não se solidifica”, concluiu Arimatea.