Novembro Azul: Associação Reabilitar realiza ação de conscientização para saúde do homem

Para desmistificar tabus e estimular mais cuidado na saúde entre os homens, a Associação Reabilitar promoveu rodas de conversa para os colaboradores. As atividades fazem parte do calendário de ações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em prol do Novembro Azul, quando se discute a prevenção ao câncer de próstata.

Colaboradores do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e do Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE) participaram de conversa mediada pela turma do curso Técnico de Enfermagem do SENAC-PI. Na sede da Associação Reabilitar a ação foi realizada em parceria com a equipe da Unimed com orientações de hábitos saudáveis, além de aferição de pressão e teste de glicemia.

Para a técnica de segurança do trabalho da Associação Reabilitar, Gislanne Araújo, a ideia é desmistificar a saúde masculina. “Sabemos que a maioria dos homens tem dificuldade de buscar assistência médica por medo ou até mesmo por tabu. Por isso, investimos em momentos como esse, onde profissionais de saúde tiram dúvidas, falam sobre métodos de prevenção e incentivam comportamentos saudáveis”, comenta.

A enfermeira e instrutora do segmento de saúde do Senac PI, Viviane Fortes, participou da ação realizada no Ceir e tirou dúvidas sobre o câncer de próstata. “É muito importante que nós, profissionais de saúde, possamos buscar o público masculino para dentro do consultório, para prevenção e tratamento precoce. A ideia aqui foi reforçar a necessidade dos exames periódicos, do acompanhamento profissional, da alimentação saudável e, principalmente, do autocuidado”, conclui.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.