Presidente da Associação Reabilitar recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFPI

Médico neurocirurgião, Benjamim Pessoa Vale, foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à sociedade piauiense.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar. A homenagem, aprovada por unanimidade pelo Conselho da UFPI, celebra a contribuição do médico para a sociedade piauiense e destaca a inspiradora história de vida de Benjamim, que sempre destacou a educação como uma importante ferramenta de transformação social. A solenidade de entrega do título aconteceu nesta quinta-feira (24), no Cine Teatro da UFPI, e contou com a presença de líderes, colaboradores da Associação, amigos e família.

A solenidade contemplou o ritual de outorga do título conduzido pelos membros do Conselho Universitário e, durante seu discurso, Benjamim Pessoa Vale fez um apanhado da sua trajetória, desde o povoado onde nasceu, no interior do Maranhão, até receber a honraria, destacando sempre a educação como ferramenta de transformação da sua vida.

“Este título representa um legado que a educação me deixou. A educação construiu em mim uma vida sem paredes e isso fez com que o meu trabalho alcançasse mais pessoas. Receber uma outorga com essa relevância é motivo de muito orgulho. Principalmente, vindo da Universidade onde eu me formei. E quando você tem o reconhecimento de um trabalho, aumenta a responsabilidade para dar maior capilaridade social a ele. É isso que tenho buscado sempre”, celebra.

Como presidente da Associação Reabilitar, entidade social sem fins lucrativos, Benjamim Pessoa Vale participou ativamente da concepção e da construção do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Desde a fundação, este Centro é administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí e o Sistema Único de Saúde (SUS) e foi no CEIR que Benjamim implantou projetos preventivos como o Pense Bem AVC e o Pense Bem Trauma para levar informações de forma gratuita para a população.

O médico neurocirurgião e Diretor do Centro de Ciências de Ciências da Saúde na UFPI, Dr. Arquimedes Cardoso, foi um dos autores da proposta de concessão do título e destaca a trajetória reconhecida que vai além da área médica.

“A proposição é em reconhecimento ao trabalho do Dr Benjamim, tanto na área médica, na área de assistência, na área de educação e na área de gestão. Destaco também seu trabalho junto ao Ceir e Associação Reabilitar na inclusão da pessoa com deficiência e o seu trabalho de cidadania. É uma pessoa que tem feito a diferença e que tem sempre levado o nome da Universidade Federal do Piauí a um bom conceito junto à comunidade e à sociedade piauiense.Tudo isso nos motivou a oferecer esse título de Doutor Honoris Causa”, reforça.

Com quase 30 anos de carreira como neurocirurgião, Benjamim Pessoa Vale é hoje uma referência nacional no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele destaca que “ser médico é cuidar de pessoas, e não de doentes e doenças”, e é conhecido pelo modo afetuoso com que lida com os pacientes. Além de médico, ele ainda é autor de quatro livros que apresentam crônicas sobre temas diversos e forte defensor de movimentos sociais que lutam pela igualdade e sustentabilidade.

“Ser médico é bem diferente do que se formar em medicina. Enquanto cidadão, fizemos a opção de cuidar de vidas. Mas cuidar de vidas com liberdades. Cuidar de vidas com oportunidades. E pra isso você tem que contribuir com a sociedade, ajudando a resolver os gargalos que tiram das pessoas o direito da escolha e que tiram das pessoas o direito às possibilidades. E a educação é a única coisa que consegue fazer isso”, finaliza o médico.

TÍTULO DE DOUTOR “HONORIS CAUSA”

A concessão do título de doutor “Honoris Causa” é a maior outorga de todos os segmentos honoríficos da instituição, concedido apenas às pessoas que tenham prestado pública e relevantes contribuições à causa da universidade, por proposta apreciada e aprovada pelo conselho universitário. É uma honraria identificativa de que o agraciado é senhor possuidor de caráter ilibado, comportamento escorreito e incontido zelo e amor pelo ensino superior e em especial pela cultura e pela paz no mundo.