Centro é administrado pela Associação Reabilitar e oferta atendimento que é referência para pessoas com deficiência intelectual, Síndrome de DOWN e/ou Transtorno do Espectro Autista no Piauí
Com a finalidade de discutir sobre a inclusão na área da Educação de crianças com deficiência intelectual, Síndrome de DOWN e/ou Transtorno do Espectro Autista e de favorecer o diálogo sobre ações colaborativas na inclusão desses alunos nas escolas públicas municipais de Teresina, a Associação Reabilitar, por meio do Centro Integrado em Reabilitação (Ceir), realizou um treinamento com o tema “Atualizações em Educação Inclusiva”. A atividade teve a participação de profissionais de Psicologia e Psicopedagogia da Reabilitação/Habilitação Intelectual do Ceir e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A programação de atividades e treinamentos aconteceu ao longo da última semana e foi promovida pelo setor de Psicopedagogia da Reabilitação/Habilitação Intelectual do Ceir, que atende crianças com deficiência intelectual, Síndrome de DOWN e/ou Transtorno do Espectro Autista. Segundo a Gerente de Reabilitação / Habilitação Intelectual do Centro, Maria Andréia da Nóbrega Marques, o treinamento é uma maneira de a Associação Reabilitar contribuir para a melhoria dos serviços ofertados a esse público, considerando a experiência de 14 anos de atuação do Ceir, em prol da reabilitação física e intelectual da população.
“Tivemos a grande satisfação de nos unir à Semec na defesa da inclusão e acessibilidade às crianças com deficiência. O diálogo com formadores e profissionais é essencial para que todos, sem exceção, tenham o direito à educação, seguindo as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Lei Brasileira de Inclusão”, explica Maria Andréia da Nóbrega Marques.
“É imprescindível para o acompanhamento de nossos alunos, especialmente da educação especial, que tenhamos estudos interdisciplinares que envolvam, dentre outras áreas, a psicologia, a psicopedagogia e as neurociências. E trabalhar em conjunto com instituições especializadas, como o Ceir, nos qualifica para oferecermos um atendimento cada vez melhor aos educandos”, ressalta Cássia Dias, coordenadora de Formação em Educação Inclusiva da Semec.
*Com informações e fotos da Ascom Semec.