Neste mês de novembro, a Associação Reabilitar deu início ao projeto “Reabilitar para Todos”, com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho. O projeto é uma inciativa do setor de Desenvolvimento Humano da Reabilitar e vai abordar temas essenciais como a inclusão da pessoa com deficiência, a comunidade LGBTQIA+, questões relacionadas ao racismo, etarismo e a valorização das diferentes etnias, incluindo pessoas negras, amarelas e indígenas para os colaboradores dos projetos administrados pela Reabilitar.
As primeiras ações do projeto aconteceram no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), em alusão ao Dia da Consciência Negra, visando promover uma reflexão sobre o racismo e as questões de etnias.
“O projeto Reabilitar para Todos, tem como foco a educação e sensibilização dos colaboradores sobre a pluralidade de pessoas, para que todos se sintam respeitados e valorizados no ambiente profissional. A ideia é que cada tema tratado gere mais empatia e conhecimento sobre as diferenças”, afirmou Paulo Santos, Supervisor de Desenvolvimento Humano da Reabilitar.
A cada novo evento, a entidade planeja abordar diferentes temas, como capacitismo, a inclusão das pessoas com deficiência e a diversidade no universo LGBTQIA+. Além das palestras e workshops, o projeto será dinâmico, permitindo que os colaboradores sugiram temas, metodologias e compartilhem suas experiências.
“A participação ativa dos colaboradores é fundamental para podermos criar um ambiente ainda mais inclusivo e respeitoso”, complementou Paulo.